Inovação aberta na indústria de jogos digitais.

foto 1

A inovação aberta, definida como aquela que ocorre quando o consumidor colabora com a empresa nas atividades de inovação, causa o que chamamos de upgrading, que pode ser entendido como as mudanças que permitem maior captura de valor pelas empresas. Algumas formas de upgrading, já consagradas, são a melhoria de produtos, o aperfeiçoamento de processos, a aquisição de novas competências e a mudança para outra cadeia. Contudo, dependendo do tipo de cadeia de valor (GVC, links aquiaqui) que a empresa está inserida, haverá maior ou menor possibilidade de ocorrer inovação com usuário final e, deste modo, ocorrer o upgrading.

É fácil entender o porquê: em cadeias tradicionais, como por exemplo a da indústria automobilística, os fornecedores de partes, subpartes e peças não costumam ter contato direto com os usuários finais dos produtos gerados pelas cadeias. Ao invés, eles recebem informações dos líderes das cadeias por que os fluxos de materiais e informações são bem definidos e são os governantes das cadeias os responsáveis por monitorar os inputs dos clientes finais e o desempenho dos fornecedores. A Figura 1 apresenta o fluxo de informações para as indústrias tradicionais.

Figura 1 – Fluxo de informações entre usuário final – líder da cadeia – fornecedor nas indústrias tradicionais

Fig 1Por outro lado, em cadeias digitais, como a da indústria de jogos eletrônicos, o fluxo de informações é diferente. Desenvolvedores de jogos digitais recebem informações não apenas dos líderes das cadeias, mas também dos usuários finais, que podem ser potenciais parceiros colaboradores para empresas que estão na base da cadeia de valor, ou seja, fornecedores e desenvolvedores de produtos digitais. Tais inputs ocorrem na forma de comunidades virtuais, feedback, críticas, sugestões e interações através de redes sociais. A Figura 2 abaixo mostra a principal diferença entre as cadeias analógicas e digitais, relativamente à comunicação entre fornecedores e clientes, ou suários, finais.

Figura 2 – Fluxo de informações entre usuário final – líder da cadeia – desenvolvedor nas indústrias de jogos digitais.

Fig 2

Quais os tipos de upgrading mais prováveis a partir da inovação aberta?

A reposta a essa pergunta dependerá do tipo de cadeia que o desenvolvedor de jogos está inserido e do tipo de jogo digital. Após pesquisa quantitativa desenvolvida por este autor, percebe-se que tanto o upgrading de produto (forma mais simples de upgrading) quanto o de cadeia (forma bastante sofisticada de upgrading) tendem a ser mais frequentes, ao passo que os upgradings de processo e de função parecem se consequências mais raras da inovação com clientes finais, pelo menos na indústria digital.

Foto 0

Conclusões

A primeira conclusão que surge dos resultados da pesquisa citada é a importância da Infraestrutura Digital, que permite as interações de inovação colaborativa entre as empresas e os jogadores digitais. Os resultados mostram que com uma infraestrutura amigável e eficiente, mesmo clientes pouco habilitados conseguem participar efetivamente de inovação aberta com desenvolvedores.

A segunda conclusão é que a contribuição da inovação entre o usuário final e o desenvolvedor varia em função das características do produto/mercado de jogos digitais. Por exemplo, para os jogos do tipo Sérios e Educacionais, a Infraestrutura Digital surge com fator fundamental para inovação aberta com usuário final. O mesmo fato ocorre quanto às plataformas de uso: Infraestrutura Digital apresenta significância estatística para inovação com consumidor final e costuma levar ao upgrading de cadeia para jogos para PC, mas a mesma Infraestrutura não é significativa para jogos para outros tipos de plataformas. Tal fenômeno também se repete para as diferenças em relação ao tempo de vida do desenvolvedor, ao tamanho da firma, ao tipo de plataforma de desenvolvimento e à forma de distribuição do jogo digital. Ou seja, a contribuição da inovação com usuário final varia em função de características dos jogos digitais.

Social Media 2

Por fim, análises que comparam a inovação com usuário final e tipos de cadeias nas quais os desenvolvedores estão inseridos apresentam resultados interessantes. Em geral, quando menos restritiva/hierárquica for a governança da cadeia de valor, mais oportunidade de upgrading existe para o desenvolvedor de jogos. Além disso, as formas de upgrading mais comuns são as de produto. Isso ocorre por que os governantes permitem ações “fora da cadeia” por parte dos desenvolvedores de jogos.

Em resumo, a pesquisa (que ainda está em andamento) sobre as indústrias digitais comprovou que a contribuição da inovação entre usuário final e desenvolvedor depende das características do jogo/mercado de jogos digitas e do nível de flexibilização/hierarquia da cadeia digital.

Fontes das imagens gratuitas: pexels.com

Deixe uma resposta