10 Faces da Inovação

O autor Tom Kelley,  da IDEO, uma consultoria global em design e inovação, publicou o livro “10 Faces da Inovação” descrevendo suas experiências no mundo corporativo como consultor em inovação para empresas. Ele possui uma abordagem totalmente pragmática, por isto a leitura do livro é mais recomendada aos executivos que tem inovação com um desafio do que aos estudiosos do assunto.

Um assunto que me chamou a atenção é que os autores perceberam que cada cliente possuía um desafio diferente e por causa disto o gestor que conduz o processo de inovação pedia um conjunto de habilidades diferentes. Deste modo, uma combinação de diferentes personas seria necessária para a transformação para uma empresa inovadora.

Tom Kelley classifica as 10 personas em 3 categorias: Personas que aprendem, Personas que organizam e Personas que constroem. Segue uma breve descrição de cada persona:

Bronislaw Malinowski em trabalho de campo

Antropólogo: Traz novas idéias e perspectivas para a organização, observando o comportamento humano e compreensão das interações físicas e emocionais entre as pessoas e serviços. Um exemplo de atuação foi um funcionário da IDEO, que foi internado  por 48 horas em um quarto de hospital para perceber com um paciente se sentia e com isso trazer inovações aos serviços de assistência médica.


Experimentador:
 Testa novas idéias, configurações e soluções  continuamente, aprendendo por empirismo Um exemplo seria Thomas Edison, famoso por ser um incansável empirista. O experimentador assume riscos calculados para alcançar o sucesso, mantendo-se em estado constante “experimentação e implementação”.

Polinizador: Explora outros setores e culturas, para em seguida adaptar as descobertas e as revelações daí decorrentes às necessidades únicas do próprio empreendimento.

Saltador de obstáculos: Ele sabe que o caminho para a inovação está repleto de dificuldades e desenvolve um jeito todo especial para transpor essas barreiras ou para atuar com mais inteligência que os adversários

Colaborador: Ajuda a reunir grupos ecléticos e, em geral, atua como líder no meio do pacote, para criar novas combinações e soluções multidisciplinares.

Diretor: Não só é capaz de compor grupos e equipes talentosas, mas também ajuda a produzir centelhas criativas.

Arquiteto de experiências: Projetam experiências que vão além da mera funcionalidade e se conectam em um nível profundo com as necessidades expressas ou latentes dos clientes.

Cenógrafo: Criar um palco no qual os membros da equipe possam trabalhar, transformando o ambiente físico em uma ferramenta poderosa para influenciar o comportamento e atitudes. 

CRM   A solução para melhorar o relacionamento com seus clientes

Cuidador: Constrói uma metáfora de um profissional de saúde para cuidar do usuário que vai além de um simples serviço. Um bom cuidador se antecipa às necessidades os clientes e estão dispostos a cuidar deles.

Contador de Histórias: Constrói tanto a moral interna e externa através de histórias convincentes que transmitem um valor humano fundamental ou reforçam traços culturais específicos.

Minha pergunta final é: qual a persona mais interessante? Qual a mais importante para a empresa para onde você trabalha atualmente?

Fonte para a fotografia do Antropólogo aqui; fonte da imagem do cuidador aqui.

7 Thoughts

    1. Thanks Vania,

      Thanks for your comment. Managers use different personas (or profiles, as you cited) that will depend of the very nature of the problems that face.

      Regards,

      EK

  1. Caro Evodio, li há algum tempo o livro e tenha procurado praticar e ou identificar as personas. É muito interessante.

    1. Olá Ricardo,
      sim, o livro é interessante e de fácil leitura. Os críticos reclamam da falta de embasamento teórico, mas o texto foi preparado exatamente para gestores e não para os teóricos.
      Abs,
      EK

  2. Olá Edson,
    obrigado pela pergunta.

    As personas que aprendem são o Antropólogo, o Experimentador e o Polinizador. Por outro lado, as personas que organizam são o Saltador de Obstáculos, o Colaborador e o Diretor. Por fim, as personas que constroem são o Arquiteto de Experiências, o Cenógrafo, o Cuidador e o Contador de Histórias

    Abs,
    EK

  3. Muito legal! Esses posts estão apresentando e acrescentando conceitos muito interessantes. É um prazer acompanhá-los. Obrigado pela contribuição.

Deixe uma resposta